O Elemento Água possui a qualidade fria e úmida, com uma energia concentrada, lenta e traz em si o talento para estabelecer conexões. Uma relação interessante entre nosso planeta Terra e o corpo humano é que ambos são compostos de 70% de água, o que mostra a real importância desse elemento. Conhecido pela ciência como solvente universal, pois é capaz de dissolver a maioria das substâncias conhecidas pelo homem. Astrologicamente está diretamente relacionado aos signos de Câncer, Escorpião e Peixes que levam suas características, ou seja, estão diretamente ligados à alma e à emoção.
Esse elemento é a representação básica da emoção profunda e das reações de sentimento, indo desde paixões compulsivas e temores irresistíveis, até uma aceitação e um Amor que abrange toda a criação. Traz à tona no ser humano, o contato direto com seus próprios sentimentos. Aflora a consciência, a intuição e a sensibilidade. Faz com que os sentimentos, em determinados momentos, comandem o comportamento e o estado emocional da pessoa. A água faz ainda com que os relacionamentos se tornem intensos, pois aflora toda a emoção que o ser humano pode ter guardada em seu mais profundo interior.
Como suas características básicas são o frio e a retração, dizem respeito a dois polos, que são o ativo que é construtivo, doador de vida, nutriente e preservador, e o polo negativo que é desagregador, decompositor e dissipador. A retração do elemento água originou como consequência o fluido magnético que age em torno de todo o planeta e em seus seres vivos. Assim como todos os elementos, não há lugar na crosta terrestre onde não existe água. É encontrada até mesmo nos desertos mais áridos. No dia a dia o elemento água está em constante evidência, seja como bebida, para lavar alimentos, banho, etc. Como o magnetismo, ou seja, a força de atração é inerente ao elemento água, sua utilização é de importância vital para as operações Mágicas, principalmente o uso do Pentagrama.
Os líquidos, de uma forma geral, possuem a propriedade do magnetismo. Isso faz com que as energias, benéficas ou não, sejam atraídas e condensadas. Isso torna esse elemento uma bateria, onde as energias ficam acumuladas. Uma curiosidade no que diz respeito à acumulação de energia pela água, é que, aos quatro graus centígrados positivos, é onde está com seu peso específico total, ou seja, não possui moléculas expandidas nem contraídas, o que a torna um receptor mais eficaz. Quanto mais aquecida menor a capacidade de assimilação das energias, tornando-se neutra na temperatura que varia entre 36 e 37 graus centígrados. Essa característica está relacionada ao magnetismo natural, e não ao trabalho que pode ser feito com esse elemento. Quando se fala de magnetismo induzido as coisas mudam de figura, pois não depende de temperatura ou estado físico da água, desde que esteja limpa. Por exemplo, pode-se carregar energeticamente a água ao preparar uma sopa, um chá, um café, etc., basta saber como trabalhar os desejos de forma consciente.
Como escrito acima, a água está presente na maior parte do planeta e do corpo humano. Existe um princípio chamado Lei da Semelhança, que diz: Semelhante atrai semelhante. E como a Água está diretamente ligada aos sentimentos, qualquer expressão destes atrairá seus semelhantes. Por exemplo, se uma pessoa se encontra no trânsito, na hora do rush, está nervoso e com raiva em função da lentidão, se surge um problema como uma batida leve em seu carro, a tendência é a pessoa sair partindo para uma agressão desnecessária. Como efeito, a outra pessoa que poderia estar se controlando, também devido ao trânsito, acaba por expor seus sentimentos de nervosismo e raiva que não conduz a lugar algum. Um outro exemplo, é uma pessoa que se sente feliz e se sente bem consigo mesmo. Todas as pessoas que se aproximam dela são contagiadas pela sua felicidade e deixam aflorar esse mesmo sentimento, que muitas vezes está guardado, só esperando um momento propício para aflorar.
Elementais
Os Elementais da Água mais conhecidos são as Ondinas, que atuam na essência invisível e espiritual, também conhecido como Éter Úmido, e sua característica comum é a beleza. Pode-se ver sua beleza nos retratos, esculturas e pinturas, onde são representadas com graça e simetria. Identificadas como um símbolo feminino, está dividido em grupos que habitam as cachoeiras e os mares, onde podem ser vistos através dos vapores. Ou habitam pântanos, brejos, lagos, fontes e rios. As Ondinas são muito parecidas com seres humanos na sua forma, como tamanho – as que habitam os rios e fontes, tem proporções menores. Vivem em cavernas de corais, juncos, às margens dos rios ou das praias. Servem e amam sua Rainha, Necksa e São seres emocionais, amigáveis com os humanos, e gostam de servir. São representadas cavalgado golfinhos ou outros grandes peixes. Possuem muito amor pelas flores e plantas, às quais servem de maneira devotada.
As Ondinas, Sereias, Ninfas, Damas Brancas e Bebês d’Água se identificam com os seres humanos, e podem passar grande parte de sua existência em companhia destes, por estarem relacionados ao Amor, mágoas, paixões e sentimentos. O fato de os elementais da água viverem grande parte de sua existência junto dos seres humanos pode estar correlacionado ao fato da água constante no corpo. E como a água possui magnetismo, se está sujeito à influência psico energética de valores relacionados aos sentimentos. Sem contar que a água sempre exerceu um grau de fascínio e mistério ao psiquismo do homem. Para agradar as Ondinas e outros elementais da água, pode derramar perfume ou jogar flores nos rios e mares.
Como é natural a todo ser vivo, também os elementais passam por transformações que levam à sua própria evolução. Ao evoluírem, os elementais se transformam em Devas, que assumem a responsabilidade de comandar e orientar outros elementais que estão em seu início de jornada. Uma observação importante sobre os Devas, é que no auge de sua evolução se ligam ao planeta e ao local de origem, sem que possam se deslocar. Assim como a raça humana evolui como um todo, os elementais também o fazem, e quanto mais elementais se transformam, maior o nível de vibração do planeta. Portanto todo ser humano tem não só o direito como a obrigação de cuidar do planeta, evitando poluir principalmente sua fonte de vida que são as águas.
As enchentes, chuvas torrenciais, alagamentos e tantas outras calamidades que se vê hoje em dia através dos telejornais, tem sua origem no próprio ser humano, que poluem os rios e mares do planeta. Assim, os elementais da Água que habitam determinados lugares, provocam essas catástrofes como forma de aviso que o homem está agindo de forma errada com o planeta. O problema é que o próprio homem não entende esses avisos, e continua com sua degradação da Natureza.
Ao trabalhar com o Pentagrama da Água se tem no comando os Elementais que vão agir conforme são designados. Como a essência das Ondinas é pura e elas só trabalham em prol do planeta, deve-se buscar, ao comandá-las, trabalhar só para o bem, para a cura, seja de um sentimento negativo, seja de um local que possui energias ‘pesadas’. Trabalhar o Pentagrama da Água e, consequentemente, os Elementais da Água para cura, requer bastante estudo e percepção de comunicação. Como já foi dito, a água possui o magnetismo que atrai as energias. Essas energias são utilizadas pelas Ondinas que as retiram da água e as utilizam para dar uma certa consistência física aos seus corpos, o que permite ao ser humano poder observá-las. Nota-se isso nos relatos de antigos marinheiros que afirmam ter visto sereias em pleno oceano.
A Respiração dos Elementos
Mesmo que a água que se recebe no lar não seja aquela água pura da fonte, deve-se levar em consideração que ela possui diversas substâncias essenciais para que se possa continuar a viver. No dia a dia, normalmente, não se bebe a quantidade de água que é necessária ao corpo para não se sentir desgastado antes do tempo. Pode-se filtrar da água elementos de renovação interior, de elasticidade e de harmonia espiritual.
Respiração
Assim como no Elemento Ar, preferencialmente deve ser feito na posição sentada, com as costas eretas, mantendo o abdome descontraído. O exercício não deve trazer qualquer desconforto para quem o pratica, ao contrário, deve proporcionar prazer, paz e harmonia. No entanto deve-se manter a concentração, pois é um exercício que exige visualização. Inicialmente conscientize-se que a água é vital para a vida. Busque a qualidade, a irradiação característica da água.
Vivência (para ser feita diariamente durante a semana)
A magia da água
Ao abrir o chuveiro ou a torneira para tomar um banho, lavar as mãos ou o rosto busque olhar a água e ver sua essência, com uma cor azul brilhante. Ao tocar na água, sinta que ela envolve seu corpo tirando toda energia negativa que possa estar acumulada, seja pela atribulação do dia a dia, seja para tirar o mau humor que envolve o corpo. Debaixo do chuveiro, visualize-se em uma cachoeira que leva em sua correnteza qualquer sensação de fracasso, de ansiedade, de insatisfação ou mesmo de uma doença. Uma forma simples para um rápido ‘descarrego’ de energias acumuladas é mergulhar as mãos em uma bacia contendo uma quantidade suficiente de água, para que as forças magnéticas atraiam essas energias acumuladas no corpo. Em seguida jogue a água fora.
Ao lavar o rosto, visualize a água concentrando seu magnetismo deixando sua pele mais fresca, jovem, elástica e atraente. Para isso é conveniente não só lavar o rosto, mas também mergulhá-lo na água por alguns segundos. Esse procedimento deve ser repetido pelo menos sete vezes seguidas. Um outro exercício muito bom é o chamado Banho Magnético dos Olhos. À noite, antes de dormir, ferva uma quantidade boa de água e deixe em repouso até o amanhecer. Ao acordar visualize a água de um azul profundo, e decrete que essa água será usada para o Banho Magnético dos Olhos e que trará todos os seus benefícios. Em seguida mergulhe o rosto em um recipiente contendo parte da água fervida anteriormente, abra os olhos e gire-os para todos os lados por alguns segundos. Retire o rosto da água, a troque e repita o procedimento por três vezes. Você pode sentir um certo ardor nos olhos, mas não deve se preocupar pois é uma sensação passageira. A vantagem desse banho magnético é tornar os olhos mais resistentes contra as mudanças climáticas, eliminar a fraqueza visual, fortalecer a visão, clarear os olhos. Mas uma observação: só faça esse exercício se sentir segurança no processo. Em caso negativo evite.
Influência do Elemento Água
Pegue uma vasilha, um prato de vidro ou um pequeno vaso e procure uma fonte de água corrente, um regato, uma bica ou um rio. Encha o recipiente com água a coloque nele algumas gotas de perfume de eucalipto ou mesmo algumas folhas. Visualize um desejo já concretizado dentro do recipiente. Com a água carregada com o seu desejo, deixe-a escorrer, seja pelo rio, bica, ou mesmo pelo ralo transmitindo-lhe o pedido, de forma que as partes mais sutis do elemento água realizem o seu desejo em acordo com o Universo.
Tabela de correspondência do Elemento Água
Elemento Água | |
Direção | Oeste |
Senhor da Água | Virudhaka |
Devas | Varuna e Nayarana |
Mitologia | Netuno e Lunara |
Deus da Água | Netuno e Varuna |
Gênios da Água | Nicksa e Narayana |
Arcanjo | Gabriel |
Elohim | Claire e Orfamiel |
Elementais | Ondinas, Ninfas, Nereidas, Sereias e Tritões |
Mantra | M |
Objeto | Cálice, caldeirão, taça, Tridente |
Perfume | Eucalipto |
Vento Oeste | Zephyrus |
Energia | Receptiva, feminina, concentrada, lenta e grande talento para estabelecer conexões |
Signos | Câncer, Escorpião, Peixes |
Dia da Semana | Domingo |
Natureza Básica | Purificante, fluente, curadora, suave, amorosa, movimento |
Fase da Vida | Maturidade |
Tipos de magia | Mar, gelo, neve, neblina, espelho, ímã, chuva |
Tempo | Anoitecer |
Estação | Primavera |
Ferramentas | Cálice, caldeirão, espelho, o mar |
Espíritos | Ondinas, ninfas, sereias e fadas dos lagos |
Rainha | Niksa ou Necksa |
Sentido | Paladar |
Pedras e Jóias | Aquamarina, ametista, turmalina azul, pérola, coral, topázio azul, fluorita azul, lápis lazuli, sodalita |
Metais | Mercúrio, prata |
Incensos | Mirra, camomila, sândalo |
Plantas e árvores | Lótus, samambaia, musgo, arbustos, alga, couve-flor, gardênia, salgueiro |
Animais | Dragões, serpentes, golfinhos, focas, peixes, mamíferos marinhos e criaturas marinhas, sapo, tartaruga, lontra, ostra, cisne, caranguejo |
Deusas | Afrodite, Ísis, Tiamat, Yemanja |
Deuses | Dylan, Osíris, Netuno e Poseidon |
Atração | Água, soluções, poções |
Instrumentos | Piano, teclados, cravo, sinos |
Símbolos | Oceanos, lagos, rios, poços, fontes, chuva, neblina, conchas, água |
Princípio | Fria e Úmida |
Mente | Introspectivos, cautelosos e ponderados |
Cor | Azul, verde, azul-esverdeado, cinza, índigo, roxo, preto |
Chakras | 5° – Laríngeo, 4° – Cardíaco |
Ritual | Emoções, sentimentos, amor, coragem, ternura, tristeza, intuição, a mente inconsciente, o ventre, geração, fertilidade, plantas, cura, purificação, prazer, amizade, casamento, busca da visão, curar a si mesmo, visão interior |
Formas rituais | Diluir, colocar na água, lavar, banhar-se |
Lugares | Lagos, rios, fontes, poços, praias, banheiras, piscinas, chuveiros, o oceano |
O Pentagrama da Água
O Elemento Água está relacionado à direção Oeste, e está diretamente ligado às emoções, aos sentimentos, o amor, a coragem, a ternura, a tristeza, a intuição, à mente inconsciente, à geração, fertilidade, plantas, cura, purificação, prazer, amizade, casamento, busca da visão interior. Traça-se o pentagrama de Invocação e de Banimento, dependendo da utilização do momento. Por exemplo, se sentir que está com escassez desse elemento, deve traçar o Pentagrama de Invocação. E se estiver com excesso deve traçar o Pentagrama de Banimento. Para determinar em qual situação se encontra, basta utilizar a observação. Um exemplo para se basear:
Em excesso
Em escassez
Traçando o Pentagrama da Água
Seja invocando ou banindo, leve em conta dois fatores importantes ao se traçar o Pentagrama da Água:
Essa é a melhor forma de diferenciar os pentagramas. Se conscientizar que o Oeste é sua direção e azul sua cor, não terá como confundir com o pentagrama dos outros elementos ao traçá-los. Pode-se utilizar o Pentagrama da Água para trabalhar os sentimentos, as paixões compulsivas ou temores irresistíveis, um Amor que abrange toda a criação, seja de uma forma pessoal ou de outra pessoa, desde que se tome os cuidados necessários explicados anteriormente. Existe diversas formas de se traçar um Pentagrama. Pode utilizar uma pedra, um punhal, um dedo, ou simplesmente a visualização mental, a escolha é pessoal. Só leve em consideração que o objeto escolhido deve ser exclusivo para o trabalho específico e deve ser limpo e programado para sua utilização. A programação pode ser feita uma única vez, ou sempre que sua intuição te pedir para fazê-la. Já a limpeza deve ser feita sempre que for utilizado. A seguir a imagem dos Pentagramas de Invocação e de Banimento.
O pequeno triângulo com sua ponta voltada para baixo, é o símbolo do Elemento Água. A invocação deve começar sempre do lado direito para o esquerdo e o banimento do esquerdo para a direito. Uma observação que se faz importante, é que está trabalhando com o Pentagrama Fechado, ou seja, que possui o círculo à sua volta. Então não se esqueça de, ao traçar o pentagrama, traçar também o círculo, sempre no sentido horário quando para a invocação e no sentido anti-horário para o banimento.
A Invocação
Quando pensar em invocação, relacione sempre com um chamado. Ao invocar o Elemento Água, chame pelas Ondinas, ou seja os Elementais que representam a Água. Algumas vertentes dentro da Magia utilizam-se das Invocações Cabalísticas, onde se encontram os Arcanjos, como Gabriel para a Água, invocações pelo Nome de Deus, AL, cuja pronúncia é Al.
A invocação deve ser utilizada sempre que buscar trabalhar os sentimentos para deixá-los realmente em harmonia. Deve ter em mente aquilo que deseja ao invocar. As meditações e visualizações são importantes para isso, pois não deixam que a mente divague de forma descontrolada, o que pode prejudicar a busca. Ter a mente tranquila e o objetivo em foco é essencial para o bom andamento do trabalho proposto. E ter os elementos em harmonia interior é essencial para uma mente tranquila.
O Banimento
O que foi escrito acima, serve também para o banimento. Pensar em banimento traz a sensação de tirar algo. Esse algo quando relacionado à Água, refere-se a um sentimento negativo que pode causar prejuízo ao corpo ou ao espírito. Ou mesmo uma sensação que pode te prejudicar ou à outra pessoa. Da mesma forma, pode trabalhar o banimento para descarregar um ambiente. Pode banir da vida, inclusive, sentimentos negativos que possam atrapalhar na caminhada em busca da espiritualidade. Esse tipo de banimento será visto ao final, pois será necessário trabalhar com os cinco pentagramas, ou com o Pentagrama Quíntuplo.
Trabalhando os Chakras
O Pentagrama da Água está relacionado diretamente ao 5° Chakra, Garganta ou Laríngeo, e ao 4°, Cardíaco ou Coração. Utilizar a visualização, a respiração e a centralização para utilizar o pentagrama da Água em seu alinhamento é essencial. Esse exercício não deve ser feito só. Pode ser feito em grupo ou com mais uma pessoa, desde que se esteja preparado e consciente do que deve fazer e quais procedimentos devem ser tomados. Não fazer o exercício dos dois Chakras ao mesmo tempo.
4° Chakra – Cardíaco
Após alguns minutos, parar o mantra. Todos devem se deitar de costas, permanecendo com os olhos fechados e fazer um exercício de relaxamento por 3 minutos.
5° Chakra – Laríngeo
Após alguns minutos, parar o mantra. Todos devem se deitar de costas, permanecendo com os olhos fechados e fazer um exercício de relaxamento por 3 minutos.