A respiração tem uma importante função na vida do ser humano, que vai desde a oxigenação dos órgãos do corpo humano até a ligação deste mesmo corpo ao espírito. A respiração efetuada de forma correta, pode proporcionar a cura para vários dos males que hoje atingem o homem, sendo o mal mais comum o stress causado pela correria do dia a dia. Atualmente as chamadas Terapias Alternativas buscam levar o ser humano em busca de seu próprio interior, utilizando-se para isso como parte de sua ferramenta de trabalho, a respiração.
A respiração pode ser considerada como um instrumento que permite acessar o inconsciente. Assim sendo, tem influência direta com as atividades cardíacas, a frequência da pulsação, a digestão e, principalmente, com as emoções. Auxílio importante para a concentração, memória e discernimento ajuda na liberação das energias negativas. Utilizada de forma correta tem influência direta no hemisfério direito do cérebro responsável pela criatividade. Com a correria do dia a dia e o avanço tecnológico, o ser humano passou a considerar o intelecto mais importante do que a criatividade em si. A respiração correta aumenta a energia etérica, o prana, que é conhecido também como o elixir da vida.
O ar é o elemento da comunicação e tudo o que é vivo respira. A respiração correta leva a cada parte do corpo, através da visualização, a consciência real de cada um dos órgãos, o que pode proporcionar uma cura mais rápida de uma enfermidade. Os efeitos da respiração são sutis, e não proporcionam qualquer tipo de tensão ou bloqueios. Deve-se sentir a respiração com verdadeiro prazer. Durante os exercícios, que devem ser repetidos sete vezes por dia durante uma semana, busque respirar não só com os pulmões, mas também com o diafragma e de forma lenta, prolongada.
Busque manter uma postura favorável, com a coluna e a bacia na posição correta. Podem ser feitos sentados ou deitados, conforme sua escolha, mas sempre de olhos fechados, em atitude de meditação. Um local calmo e bem arejado ajuda.
Exercício
Comece observando sua respiração. Normalmente, ao respirar conscientemente, a primeira impressão é que se começa a respiração pelo diafragma, que representa o centro do ser. A observação leva à conscientização da respiração e consequentemente busca-se respirar de forma mais calma, lenta, sem qualquer ruído. Vagarosamente as atribulações do dia a dia começam a se distanciar, deixando em seu lugar somente a consciência da respiração.
A Respiração do Pentagrama
Deite-se de forma confortável, abra as pernas e estenda os braços para os lados. Use a imaginação para se visualizar dentro de um pentagrama, onde as pontas estão representadas pela cabeça, braços e pernas. Ao inspirar sinta a energia dos elementos do pentagrama te envolver, trazendo a harmonia que esse símbolo proporciona. Ao expirar sinta-se crescer juntamente com a forma do pentagrama. Repita até sentir que todo o local onde se encontra seja completado pela energia. Continue inspirando e expirando, sentindo-se crescer cada vez mais. Quando sentir ter chegado a um tamanho considerável, reverta a visualização e torne a diminuir até seu tamanho natural. Seu principal efeito é a ampliação da consciência e o combate à angústia e falta de confiança.
Meditação
Sente-se mantendo a coluna ereta. Faça o exercício de respiração pelo diafragma, trazendo a calma e a tranquilidade para sua mente. Em seguida passe a inspirar pelo nariz e expirar pela boca. Visualize uma luz branca, como uma névoa, envolvendo seu corpo. Ao inspirar faça com que essa luz entre em seu corpo e se transmute em uma luz dourada ao expirar. Repita por sete vezes.
Leve seu pensamento ao Universo. Busque visualizar a energia que flui do sol, das estrelas, dos planetas, das luas e cometas. Sinta toda essa energia fluindo em sua direção, trazendo para seu corpo uma paz envolvente. Sinta essa paz que flui em cada célula de seu corpo se transformar aos poucos em Harmonia e Amor. Mantenha essa sensação por um tempo. Enquanto inspira essas sensações, expire em forma de energia que sai de você e envolve o planeta Terra. Visualize todos os seres vivos do planeta recebendo essa energia e mantenha essa visualização por um tempo. Respire profundamente e sinta a energia se concentrando novamente em seu corpo. Visualize uma linha lilás subindo por sua coluna até a base do pescoço. Em seguida visualize essa coluna começando a se expandir para os lados, aumentando sua espessura até envolver todo seu corpo, criando um casulo. Veja-se dentro desse casulo, emitindo uma energia de paz, de Amor e de harmonia que alimenta sua aura fazendo-a crescer. Traga seu pensamento novamente para seu corpo ainda sentindo a paz e o Amor fluindo por você. Faça as sete respirações inspirando a energia branca e expirando a energia dourada. Ao se sentir confortável abra vagarosamente os olhos.
Esse exercício, feito com frequência, ajuda não só na parte da meditação como na concentração, pois exercita a visualização que será importante para a sequência dos estudos.