Sociedades Secretas

sociedades

               Falar sobre as Sociedades Secretas é uma tarefa realmente difícil, mesmo com tantas informações disponíveis em livros e na internet. A maioria das informações que são de domínio público não corresponde ao real foco dos objetivos das Sociedades. Isso acontece porque se seus reais objetivos fossem divulgados, deixariam de ser secretos. E uma das formas mais seguras de permanecer secreta, é fazer com que todas as pessoas acreditem que a sociedade em si nunca existiu ou que foi destruída por uma outra doutrina qualquer. Mas uma coisa da qual temos a certeza, é que desde que a humanidade se constituiu em sociedade, com a criação de seus sistemas de crença, as sociedades secretas sempre existiram.

               Assim surge uma pergunta: Como se sabe que realmente existiu uma determinada sociedade secreta? A resposta é bem simples, e por isso mesmo, não aceita pela maioria das pessoas. As sociedades secretas são levadas a público quando um ou mais de seus membros se desliga, na maioria das vezes, por discordar de algum preceito da própria sociedade. Se não fosse alguns desses membros descontentes, jamais se teria notícia de determinadas sociedades secretas. Porém, quando acontece esse desligamento de algum membro, quando a cúpula da sociedade secreta nota que pode ou vai ser desmascarada, toma determinadas providências para evitar um mal maior. Por exemplo, pode buscar desacreditar a pessoa que saiu de suas fileiras, até mesmo usando de certos artifícios para isso. Na maioria das vezes, a cúpula da sociedade encarrega um de seus próprios membros para forjar uma desistência e permite que esse membro leve consigo informações “vitais” da sociedade, expondo-a a público. Só que esse ‘desistente’ ainda faz parte da sociedade e tem como missão passar informações contrárias e que gerem dúvidas da existência ou não da sociedade.

               Isso acontece assim: o ‘fulano 1’, por discordar dos preceitos reais da sociedade, resolve deixar de fazer parte e pretende, através de determinados documentos ou de declarações, expor os objetivos e os métodos utilizados pela sociedade ao público em geral. Como isso pode trazer um grande prejuízo para a sociedade como um todo, seus dirigentes buscam um de seus membros mais fiéis, o ‘fulano 2’ para “desertar” da sociedade, levando “provas” irrefutáveis dos objetivos “malignos”. Essas “provas” entram em conflito direto com as levadas pelo ‘fulano 1’, e geram, para o público, uma dúvida sobre ‘quem está com a verdade’. Enquanto isso, os dirigentes da sociedade secreta trabalham para demonstrar que o ‘fulano 1’ não é uma pessoa confiável, portanto o ‘fulano 2’ está com a razão. O público acaba por aceitar os argumentos e descarta as informações do ‘fulano 1’, passando a acreditar nas informações falsas do ‘fulano 2’. Através dessas informações, outras sociedades ou doutrinas, entram em combate e acreditam ter dizimado o “mal” pela raiz, e passam o conceito que a sociedade deixou de ser uma ameaça, fazendo com que o público em geral acredite em sua extinção e não busque maiores explicações. Assim a sociedade secreta permanece em atividade, continuando seus planos e projetos, de forma secreta.


               Um breve Cronograma

 

               5.000 a.C. – Criadas as primeiras cidades no oriente médio, dando início à agricultura e à domesticação de animais.

               5.000 a 3.000 a.C. – Nascimento do Egito pré-dinastia, com a criação do panteão egípcio com seus deuses Ísis, Osíris, Hórus, Tot, Set, Rá, Ptah e Hátor.

               3.000 a 2.000 a.C. – Construção de montes funerários e câmaras mortuárias na Europa e Mediterrâneo e a construção da Esfinge e das Grandes Pirâmides. Fundação da Fraternidade Sarmong, na Babilônia.

               2.000 a 1.000 a.C. – Fundação da Ordem Rosa-Cruz. Fundação da Fraternidade Mística de Aton.

               1.000 a 500 a.C. – Fundação dos Artífices de Dionísio. Construção do Templo de Salomão. Declínio do culto à Deusa e ascensão do patriarcado.

               500 a.C. – 1 d.C. – Fundação do Colégio de Sabedoria Druida, na Gália (França) e nas Ilhas Britânicas. Fundação dos Cultos de Mistérios de Elêusis. Surgimento da Seita dos Essênios, na Palestina e na Judéia.

               1 a 400 d.C. – Jesus viaja à Índia, Tibete e Grã-Bretanha para seu estudo e iniciação nas tradições esotéricas. José de Arimatéia estabelece a primeira igreja celta em Glastonbury (c. 37). Invasão da Grã-Bretanha pelas legiões romanas e supressão dos druidas (40-60). Paulo percorre a Ásia menor e Grécia pregando a sua versão do evangelho (50). Revolta judaica contra o governo romano liderada pelos zelotes (66). Repressão aos essênios e ocultamento em cavernas dos manuscritos do mar morto. Templo de Jerusalém destruído pelos romanos (70). Redação do novo testamento. Os nazarenos rompem com o judaísmo e fundam a igreja cristã (c. 80). Ormus é convertido ao cristianismo esotérico por Marcos. Mitraísmo e Mistérios de Ísis competem com o cristianismo no império romano. Mani, um sumo sacerdote persa do zoroastrismo, é crucificado (276). O imperador Constantino declara o cristianismo a religião oficial do império romano. O Concílio de Nicéia define a heresia, condena o paganismo e estabelece os fundamentos teológicos da igreja católica ou universal (325). O sucessor de Constantino, Juliano, o apóstata (361-363), por um breve período, restabelece a antiga religião pagã. O imperador Teodósio proíbe a adoração dos deuses pagãos em Roma e fecha os templos pagãos (378). Invasão de Roma, Grécia e Europa pelos bárbaros liderados por Átila, o huno (395-480). Retirada das legiões romanas da Grã-Bretanha (395). Fundação da Ordem de Comacine por ex-membros do colégio romano de arquitetos.

               500 a 1000 d.C. – Maomé funda o islã (morre em 632). Igreja celta proscrita pelo Concílio de Whitby (664). Fundação das primeiras Sociedades Secretas Sutis (c. 700). Primeira tradução escrita da tábua de esmeralda de Hermes Trismegisto. Carlos Magno supostamente funda a primeira Loja Rosa-Cruz em Toulouse (898). Surgimento dos Cátaros, Drusos e Yezedi (900). Monges católicos heréticos fundam o primeiro Colégio Rosa-Cruz (1000).

               1000 a 1400 d.C. – Fundação da Ordem dos Devotos dos Assassinos, por Hassan-Ibn-Sabá (1034-1124) e da Ordem de São João (1050). Primeira cruzada para a terra santa (1095). Captura da cidade de Jerusalém por Godofredo de Bulhão, fundador do Priorado de Sião (1099). Assassinos se infiltram no culto Tugue, na índia. Fundação da Ordem dos Cavaleiros do Templo de Salomão, em Jerusalém (1118). Carta de autorização concedida ao Priorado de Sião pelo Papa Alexandre II (1178). Cruzada lançada contra os Cátaros (1208). Inquisição criada para combater a heresia (1215). Massacre dos Cátaros em Montsegur, no sul da frança (1241). Trovadores praticam o seu Culto do Amor Cortas. Escolas ocultistas ensinam a cabala e alquimia estabelecidas na Espanha pelos mouros. Conde Rodolfo de Habsburgo coroado sacro imperador romano (1273). Cavaleiros Templários detidos pelo rei francês Filipe, acusados de culto ao diabo, heresia e perversão sexual (1307). Ordem dos Templários dissolvida por decreto papal (1313). Último grão-mestre oficial dos templários, Jacques de Molay, queimado na fogueira e a ordem se torna clandestina (1314).

               1400 a 1600 d.C. – Suposta vida de Christian Rosenkreutz (1379-1482). Fundação da Ordem da Jarreteira, por Eduardo III (1348). Primeira publicação do Corpus Hermeticum pela família Médici da Itália (1460). Publicação do Malleus Maleficarum e da bula do Papa Inocêncio que desencadeou a histeria da caça às bruxas (1484 e 1486). Martinho Lutero inicia a reforma (1521). Henrique Agrippa refere-se aos Templários como gnósticos e adoradores do Deus Fálico Príapo (1530). Vida do dr. John Dee (1527-1608). Fundação do Serviço Secreto Britânico por sir Francis Walsingham. Nascimento de Johann Valenti Andrea (1586). Vida de sir Francis Bacon (1561-1626). Derrota da invencível armada espanhola, com a ajuda mágica das bruxas de New Forest (1588).

               1600 a 1700 d.C. – Fundação da Companhia da Virgínia, por Jaime I (1606). Os Romanov tornam-se Czares da Rússia (1613). Publicação do Manifesto Rosa-Cruz (1614). Vida de Elias Ashmole (1617-1692). Viagem do Mayflower para a Nova Inglaterra e publicação da obra de sir Francis Bacon, a Nova Atlântida (1620). Estabelecimento da comunidade pagã de Merrymount, em Massachusetts, por Thomas Morton. Início da guerra civil inglesa (1642). Primeira Guilda Maçônica inglesa aceita não-pedreiros em suas reuniões (1646?). Carlos I condenado por traição e decapitado (1649). Oliver Cromwell presumivelmente faz um pacto com o diabo para se manter no poder. Introdução da Franco Maçonaria por colonos holandeses nas colônias norte-americanas (1658). Ordem dos Pietistas fundada na Pensilvânia (1694).

               1700 a 1800 d.C. – Nascimento do conde de Saint-Germain (1710). Fundação da Grande Loja Maçônica da Inglaterra e da Ordem Druida (1717). Fundação da Primeira Loja Maçônica na França (1721). Benjamin Franklin iniciado como maçom (1731). Cavaleiro Andrew Ramsay informa aos maçons franceses serem herdeiros da Tradição Templária (1736). Igreja católica condena a maçonaria (1738). Nascimento do conde Cagliostro. Conde de Saint-Germain envolvido na conspiração Jacobita para restaurar a Dinastia Stuart no trono inglês (1743). Sociedade dos Flagelantes e Skopski fundadas na Rússia (1750). George Washington iniciado como maçom (1752). Sir Francis Dashwood funda o Clube do Fogo do Inferno. Franklin visita a Inglaterra para discutir o futuro das colônias norte-americanas com Dashwood (1758). Fundação do Rito da Observação Estrita, pelo Barão Von Hund, baseado na Tradição Templária. Frederico da Prússia funda a Ordem dos Arquitetos da África e usa o título de Illuminati para descrever as suas lojas neo maçônicas (1768). Franklin eleito grão-mestre da Loja das Nove Irmãs, em paris (1770). Grão-Oriente fundado na frança (1771). Boston Tea Party, revolta de colonos norte-americanos contra o monopólio britânico no fornecimento de chá (1773). Washington nomeado comandante-em-chefe do novo exército norte-americano (1775). Fundação da Ordem dos Perfectibilistas. Revolução americana (1776). Czar Pedro I funda o Circulo Secreto (1778). Suposta morte do conde de Saint-Germain (1784). Grande congresso maçônico supostamente planeja a revolução francesa. Cagliostro envolvido no caso do anel de diamantes. Illuminati banidos da Baviera, tornando-se clandestinos (1785). Revolução francesa (1789). Conspiração iluminista para derrubar os Habsburgo (1794).

               1800 a 1900 d.C. – Conde Grabinka funda Sociedade Secreta em São Petersburgo baseada no Martinismo e na doutrina Rosa-Cruz (1803). Republicanos franceses, liderados por Fabre d’Olivet, tramam o assassinato de Napoleão Bonaparte, colocando uma bomba sob a sua carruagem. Imperador Napoleão assume o controle da maçonaria francesa (1805). Ordem dos Templários, ressurgida na frança, celebra o martírio de Jacques de Molay com um réquiem público (1808). Fundação da Ordem dos Sublimes Perfeitos (1809). Eliphas Levi (1810-1875) revela o simbolismo secreto do ídolo templário Baphomet. Czar Alexandre I e imperador Francisco de Habshurgo se unem para derrotar a revolução italiana incitada pelas sociedades secretas. John Quincy Adams, iniciado da Sociedade do Dragão, é eleito presidente norte-americano (1820). Czar Alexandre proscreve a maçonaria na Rússia (1822). Sociedade Secreta Dezembrista tenta um golpe, após a morte – suposta – de Alexandre (1825). Partido anti maçônico fundado nos EUA para combater as sociedades secretas na política norte-americana (1828). Wagner adere à Vaterlandsverein, uma sociedade secreta dedicada à formação de uma federação pan-européia de nações. Convenção maçônica em Strasburgo supostamente planeja uma segunda revolução francesa (1848). Napoleão III condena o grão-oriente por se meter com política radical (1850). Paschal Randoph funda a Fraternidade Hermética da Luz (1858). Abraham Lincoln é assassinado (1865). Fundação da Ku Klux Klan (1866). Fundação da Sociedade dos Rosa-Cruzes de Anglia (1867). Fundação da Sociedade Teosófica, por Madame Blavatsky, instruída pela Grande Fraternidade Branca. Nascimento de Aleister Crowley (1875). Suicídio misterioso do arquiduque Rodolfo de Habsburgo em um alojamento de caça em Mayerling (1889). Fundação da Ordem Hermética da Alvorada Dourada (1888). Assassinato da imperatriz Elisabeth de Habsburgo pelos anarquistas (1898).

               A partir de 1900: Fundação da Ordo Templi Orientis (1900). Fundação da Ordem Internacional da Co-Franco-Maçonaria (1902). Publicação dos Protocolos dos Sábios de Sião, na Rússia (1905). Fundação da antiga e mística Ordem Rosa-Cruz (1909). Fundação da Sociedade da Mão Negra (1911). Aleister crowley aceito como líder da seção britânica da OTO. Fundação da Ordem do Templo da Rosa-Cruz (1912). Assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando e da arquiduquesa Sofia de Habsburgo. Tentativa de assassinato de Rasputin. Início da primeira guerra mundial (1914). Kaiser Guilherme abdica. Dinastia Habsburgo derrubada. Revolução bolchevista russa (1917-18). Fundação do partido dos trabalhadores alemães pela Sociedade de Thule (1919). Hitler adere ao PTA e muda o seu nome para Partido Nacional-Socialista (1920). Crowley empregado pelo serviço secreto britânico. Cardeal Roncalli, futuro Papa João XXIII, adere à Ordem Rosa-Cruz. Hitler torna-se o primeiro chanceler do terceiro reich (1933). Roosevelt introduz o símbolo iluminista do olho dentro do triângulo na nota de um dólar (1935). Invasão nazista da Inglaterra impedida pelas bruxas de New Forest (1940). Rudolf Hess atraído para uma missão de paz na Grã-Bretanha por dados astrológicos falsos (1914). Ordem do templo revivida na frança (1952). Primeiro encontro do Grupo Bilderberg (1954). Fundação da Loja P2 (1960). Morte do Papa Paulo VI, eleição e assassinato do Papa João Paulo I, e eleição do Papa João Paulo II (1978). Revelação da conspiração da loja P2. Tentativa de assassinato de João Paulo II (1981). Ordem Internacional Cavalheiresca da Tradição Solar fundada a mando da revivida Ordem do Templo, na frança (1984).


               Objetivos das Sociedades Secretas

 

               Seus reais objetivos são conhecidos somente pelas pessoas que compõem as esferas mais altas das sociedades secretas. Porém, através da divulgação feita por aqueles que se desligam das sociedades, podemos ter um pequeno vislumbre desses objetivos, alguns sendo questionáveis. Antes de entrar nessas questões, podemos fazer uma pequena pausa e analisar o desejo das pessoas chamadas comuns. Desde os primórdios da humanidade o homem possui a necessidade de estar em grupo, seja a nível de sociedade em si, seja a nível restrito dentro da própria sociedade. Quanto mais seleto o grupo, mais status o homem possui, o que faz com que seu desejo de fazer parte de algo diferente se torne mais forte. As sociedades secretas, pelo seu próprio status de secreta agita a imaginação do ser humano. O fazer parte de algo que não é comum a todos traz uma excitação maior aos próprios conceitos do homem.

               O conhecimento dos chamados mistérios que envolvem as sociedades secretas faz com que o homem busque alcançar seus mais altos graus e adquirir assim, toda a sabedoria, todo poder e a própria imortalidade. Pelo menos é assim que a maioria pensa. Essa crença existe porque muitas dessas sociedades secretas, ao ter alguns de seus conceitos levados a público, mostra como, quando e onde ela exerceu influências na evolução da história. Realmente algumas sociedades secretas tem em seu fundamento básico a evolução e o aprimoramento do homem como um todo, em seus aspectos físico, mental e espiritual. Porém essa não é um preceito básico de todas as sociedades. Algumas possuem uma forte ambição e um desejo incontrolável de poder, que tira o foco principal da evolução espiritual para um crescimento material.

                Obs.: A maioria das informações descritas a seguir são de domínio público, encontradas em livros e em sites diversos na internet. As informações foram compiladas por mim para introduzir os conceitos básicos e públicos de cada uma das sociedades secretas descritas abaixo. Caso alguma informação esteja incorreta ou incompleta, sinta-se à vontade para questionar. Não foi colocada em ordem cronológica.

Algumas Sociedades Secretas