ArtigosBruxariaMagia

As Cores na Magia

Marcelo Sette Câmara

A melhor maneira de definir cor é:

  • Cor é pura Magia.

E considero a cor como uma Magia do Bem, pois está ligada diretamente ao Espectro de Luz. A Vida, de uma maneira geral, precisa da luz para sua sobrevivência. Até mesmo a vida marinha, no mais profundo dos mares e oceanos onde a luz do Sol não alcança, possuem sua luz própria. A luz, quando chega em determinada superfície, é refletida em um espectro específico, gerando o que conhecemos como Cor. As flores, folhas, mares, enfim toda representação da Natureza, possui uma cor determinada. A ausência de cores gera o que conhecemos por preto, e surge quando uma superfície, qualquer que seja ela, não possui um espectro específico. E a própria Natureza, em muitos momentos, nos presenteia com espetáculos de cores como, por exemplo, a Aurora Boreal, o nascer ou pôr do sol, a claridade da Lua, entre tantos outros exemplos.

A utilização das cores em diversas áreas é uma prática antiga, que ia desde seu uso na cura, até seu uso na harmonização de lugares, como templos e casas onde se curava o espírito e o corpo. Mesmo hoje encontramos a utilização das cores na harmonização dos ambientes. Tome como exemplo uma casa, quando tem seus cômodos de cores diferentes, transparece ser uma casa em harmonia, que leva a alegria a quem entra. Nos hospitais predominam a cor branca para transmitir a paz. E cada pessoa, por serem diferentes umas das outras, simbolizam seu Universo pessoal com uma tonalidade específica, dependendo da energia que está em alta no momento. E os chamados Terapeutas Holísticos que trabalham com a Cromoterapia, na sua maioria, tem a capacidade de visualizar ou de medir a tonalidade da energia que cada pessoa está emitindo no momento, descobrindo, assim, qual o melhor tratamento.

Para quem não conhece, a Cromoterapia é o estudo da utilização das cores, para a harmonização da energia no corpo já que as cores emanam vibrações diversas, que agem de forma positiva ou negativa na energia pessoal. Até hoje, não existe um consenso sobre a origem da cromoterapia. Alguns teóricos acreditam ser uma arte tão antiga quanto a Atlântida, outros que surgiu no antigo Egito. Mas na realidade não existe qualquer referência sobre o assunto. Mas se considerarmos a utilização das cores, mesmo que não em seu uso na Arte da Cura, encontramos referências de seu uso nas cores preta, vermelha e branca nas pinturas rupestres em rochas e cavernas. Com o passar dos anos e muito estudo, as cores passaram a ser usadas também nos unguentos, perfumes, entre tantas outras formas de utilização. Isso inclui as pedras, que até os dias de hoje são utilizadas na cura.

No ser humano, para cada momento onde uma emoção se sobressai, uma cor diferente reflete em seu campo energético, conhecido por Aura. E, como cada cor exerce um efeito diferente, os Terapeutas Holísticos conseguem analisar qual a necessidade do momento para que a harmonia volte ao corpo. Não pretendo me estender na linha da cura, mas pretendo falar das cores, de forma geral. Cada pessoa, normalmente, tem predileção por alguma cor específica, mas durante determinados momentos acabam por escolher uma cor diferente para usar em roupas ou acessórios. Isso acontece porque o próprio organismo, sentindo a necessidade de uma cor específica, seja para estimular ou acalmar, busca seus efeitos em objetos externos. As cores, em seus diversos espectros tem a capacidade de produzir mudanças nas células do corpo físico e mesmo das emoções.

Na Natureza encontramos diversas formas de energia que se apresentam através de uma vibração específica, e a luz é uma dessas formas de energia. Mas como podemos distinguir as mais variadas cores, se a luz solar é branca? Uma explicação bem básica, que achei de fácil entendimento, encontrei no post da Universidade da Criança, no site da EBC (link no final do post), que transcrevo um trecho abaixo:

“Porque vemos colorido?

O que acontece é que a cor não está no objeto. Na verdade, os objetos absorvem todas as cores que estão na luz branca e refletem apenas aquela que vemos. Essa luz é que chega aos nossos olhos. Lá dentro, na camada mais interna, chamada de retina, existem algumas células minúsculas, os cones e os bastonetes. Essas células transmitem a informação de que recebem ao cérebro. É o cérebro que percebe as cores do mundo e cada pessoa a percebe de um jeito.”

Assim entendemos que a cor é somente a parte do espectro que se reflete para nós do objeto, qualquer que seja, mandando mensagens ao cérebro que consegue distinguir as cores. Faça uma experiência bem básica: Pegue um prisma transparente e deixe a luz atravessá-lo. As cores serão decompostas nas sete principais. Quem primeiro fez essa observação na Natureza e, em seguida passou a estuda-la, foi Sir Isaac Newton, o físico. O experimento decompôs a luz em sete espectros, que são:

  • Vermelho;
  • Laranja;
  • Amarelo;
  • Verde;
  • Azul;
  • Anil e

Estas são as sete cores que formam a luz do sol e, consequentemente, o arco-íris. Cada uma das cores tem uma energia diferente e pode ser decomposta em milhares de nuanças, que possuem centenas de usos. E cada uma das variações de cor possui sua energia específica, o que permite à pessoa que conhece as aplicações das cores, combinar duas ou mais para conseguir um objetivo específico. Dentro da Magia, é através das cores que relacionamos o homem aos Deuses, independentemente do panteão que se segue. Estão também ligadas diretamente aos Chakras, à Astrologia, às Artes Divinatórias, à Solarização das Águas e aos Elementos, entre tantas outras utilizações. Nos Rituais as cores devem ser bem escolhidas, principalmente porque é através delas que determinamos aquilo que desejamos e o objetivo final do Ritual.

Cores do Medo

Assim como temos as cores de e em nossos momentos felizes, encontramos também em nosso interior as cores que representam nossos medos. São fáceis de serem reconhecidas através de uma visualização relativamente simples. No site STUm (Somos Todos Um) você encontra a descrição das cores relacionadas ao medo. E como se descobre qual a cor do medo?

  • Feche os olhos e imagine a cor do sentimento de medo. Evite pensar, sinta! Não é preciso se preocupar em enxergar a cor com os olhos, naturalmente, apenas observe o que vem à mente. É importante visualizar a cor sem relacionar o medo com fatos tipo: “quando tenho medo minha face fica vermelha” ou fico roxo de preocupação e então o medo é roxo”.

As Emoções

Emoções são sensações físicas ou psíquicas, que são inerentes ao ser humano. Normalmente é necessário um estímulo determinado para que as emoções aflorem, sejam elas boas ou não. Por mais estranho que possa parecer, a classificação das emoções varia de pessoa a pessoa. Cada pessoa reage de forma diferente de acordo com o que acontece. Por exemplo, uma pessoa, diante de determinada situação, pode sentir uma alegria imensa, enquanto a mesma situação pode fazer com que outra pessoa sinta uma imensa tristeza. O mesmo vale para outras emoções como raiva, medo, etc. Apesar de existir uma infinidade diferente de emoções, existem oito que são consideradas as principais, de onde a maioria das outras derivam. No site Significados você pode encontrar uma descrição mais detalhada sobre diversos assuntos, inclusive os oito principais tipos de emoções humanas.

As Cores

Abaixo tem uma descrição de algumas cores, com uma explicação básica de cada uma. Caso deseje se aprofundar no assunto, ao final do post indico alguns livros e sites que são interessantes e que permitem um estudo mais aprofundado do assunto.

Formação das cores e suas combinações

Cores primarias

  • Azul
  • Amarelo
  • Vermelho

Cores secundarias

  • Verde
  • Laranja
  • Violeta

Exemplo de combinações de cores e formação de tons

  • Marrom = Vermelho + Verde + Amarelo
  • Rosa = Vermelho + Branco
  • Lilás = Azul + Vermelho
  • Verde Água = Azul + (pouco) Amarelo
  • Verde Limão = Amarelo + (pouco) Azul
  • Verde Petróleo = Verde + Azul
  • Vinho = Vermelho + Azul
  • Laranja = Amarelo + Vermelho

Aplicação das cores

As cores podem ser:

  • Estimulantes: vermelho, alaranjado e amarelo
  • Calmantes: índigo, azul e violeta.
  • Equilibrantes: verde

Cores – Descrição Básica

Amarelo

Quanto mais intensa, se aproximando do dourado, mais apreciada se torna. Essa é uma cor que estimula o mental, que leva o raciocínio lógico e favorece a harmonia, a vitalidade, a alegria, a sabedoria, entre outros. Sua forma de atuação através do sistema nervoso, faz com que tenha um grande poder de sugestão e sua nota musical é o Mi. As pessoas que sentem uma maior atração por essa cor, na sua maioria, são trabalhadoras, mas se entediam facilmente, buscando alternar suas atividades constantemente. Isso por buscarem novos objetivos a serem conquistados, seja no sentido material ou espiritual. As pessoas que apresentam um quadro depressivo e desanimado, tem uma tendência a rejeitar essa com em suas vestes, adornos ou locais onde ela predomine. Isso por ser uma cor estimulante da atividade mental.

Como a tendência dessa cor é o estímulo mental, é desaconselhado ser utilizada em pintura de quartos, roupas de cama, pijamas ou outras roupas utilizadas para dormir. Da mesma forma, quando se sente desestimulado, desanimado, com uma grande falta de esperança em relação a um projeto ou mesmo quando se sente solitário ou mal-humorado, o uso de roupas amarelas se torna instintivo. E se você nota esses sintomas em uma outra pessoa, dê a ela um buquê de rosas amarelas. Verá que a pessoa se sentirá estimulada e mais animada com seu gesto.

Dentro da Magia, o amarelo é considerado uma cor estimulante, que trabalha o Poder, auxiliando o autocontrole nas operações mágicas. Ligada ao Planeta Mercúrio, possui uma conexão com o divino e com a arte da cura. Usado em rituais que trabalham o Amor, a alegria, o sucesso.  Em sua nuança voltada para o dourado, deixa de ser uma cor natural e passa a ser uma cor sobrenatural, trazendo, inclusive, bem-estar físico e mental, com pensamentos claros. Os trabalhos da Alquimia, na sua maioria, têm seu início e seu final baseado nessa cor.

Azul

Existem muitas pessoas que se adaptam ou escolhem a cor azul como sua favorita. Essa cor mostra que essas pessoas possuem uma sensibilidade bem desenvolvida. Essas pessoas possuem também uma característica interessante em sua personalidade, pois os tornam inconstantes e variáveis em suas escolhas. Uma de suas características é o controle pessoal da auto expressão, trazendo a paz, principalmente a mental. Traz também a compreensão, da honestidade, da prosperidade. Possui um grande efeito na área da cura, tanto que alguns hospitais já estão utilizando essa cor em alguns de seus consultórios. Sua nota musical é o Sol. A cor azul também é propícia para a inteligência, proteção, criatividade, paciência, projeção astral e sonhos proféticos. Transmite uma sensação refrescante, de diminuição de peso. Cada uma de suas tonalidades traz em si uma peculiaridade:

Azul Marinho: Fortaleza, fidelidade, constância e confiança. Normalmente são pessoas que vivem cercadas por amigos.

Azul Escuro: Confiante, conservador, responsável, confiável, tranquilo, introspectivo, perspicaz, intuitivo, inteligente e sábio.

Azul Claro: Pacifico, afetuoso, carinhoso, idealista, comunicativo, sincero, criativo, perseverante.

Azul Esverdeado: Sofisticado, criativo, egocêntrico, exigente e ordeiro.

Azul Celeste: Generosidade, nobre, etérea, desprendida.

Dentro da Magia o azul traz o carisma, a harmonia, paz, equilíbrio, tranquilidade e amor. Ligado ao planeta Urano, funciona muito bem em Rituais de Mudanças.

Branco

Pessoas que escolhem ou são escolhidas pelo branco, na sua maioria, são pessoas que possuem uma certa pureza de alma e coração. São pessoas que possuem uma mente simples, que não se atém a detalhes, que são insatisfeitas, principalmente se as pessoas que estão ao seu redor discordam de suas atitudes ou mesmo de suas opiniões. Por ser a união de todas as cores, traz em si alguns conflitos que, às vezes, se sobrepões ao seu pleno potencial. Esses conflitos, se bem trabalhados e resolvidos, dão lugar a uma perfeita harmonia. É a cor que, transformada em luz, pode ser decomposta através de um prisma em um arco-íris que contém as sete cores básicas. É uma cor que deve ser usada também na cura, pois tem a capacidade de energizar todo o corpo.

Na Magia, o Branco é utilizado para potencializar os sentimentos positivos. Ligado a Saturno, traz em si a alegria, a paz e a harmonia em um Ritual. O cuidado que se deve ter, principalmente quando se pretende fazer qualquer tipo de Ritual, é que essa é uma cor que permite a quem a usa, receber a energia de todas as formas, mesmo as indesejadas, deixando o corpo, às vezes, com as consequências do que pode vir. É uma cor que a ser usada quando se busca a paz, a pureza, espiritualidade, consagração, adivinhação e clarividência, principalmente por sua atuação no inconsciente.

Índigo

Essa é uma cor que possui muita afinidade com a cor azul. Traz a sensação de harmonia, de calma, de proteção e tranquilidade. Sua nota musical é Lá. Deve ser utilizada de forma pessoal em substituição à cor vermelha. O índigo representa a ternura, o amor puro e intenso, que une solidariedade e proteção. Quando se escolhe ou se é escolhido por essa cor, demonstra a necessidade de descanso, de relaxamento e tranquilidade. Mostra a necessidade de um ambiente organizado, tranquilo e uma relação sem conflitos. Demonstra também que a pessoa possui padrões elevados. A vibração dessa cor ajuda e induz à meditação onde se busca a serenidade e a paz. É uma cor expansiva, que demonstra uma forte ligação com o Elemento Água da Natureza e, consequentemente, com os sentimentos mais profundos. E essa cor tem uma grande influência na purificação do corpo e na liberdade da mente.

Laranja

O laranja é estimulante e vitalizante, e está relacionada à nota musical Ré. As pessoas escolhidas ou que escolheram essa cor como sua preferida, possuem um grande entusiasmo pela própria Vida e são pessoas que possuem um grande dinamismo em tudo aquilo que buscam fazer. Adeptos a mudanças que envolve outras pessoas. Aqueles que possuem em sua aura o laranja, na sua maioria, são pessoas humanitárias. São pessoas que devem ter cuidado para não permitir que o Ego sobreponha a razão. Essa cor transmite a alegria, fazendo com que a pessoa consiga enfrentar e sobrepujar seus medos. Algumas palavras que representam essas pessoas são caloroso, criativo, positivo, expressivo e sensual.

Na Magia o laranja afasta o mal olhado e o comodismo. Por ser uma cor alegre, pode ser utilizada em magias que estão relacionadas à proteção, força, harmonia, sucesso, fama, sorte.

Preto

É a cor oposta à branca, principalmente por absorver todas as outras cores, sem refletir nenhum de seus espectros. Essa é uma cor controversa pois, enquanto algumas pessoas a consideram uma cor triste, outras a consideram uma cor poderosa. Ao absorver todas as cores, também atrai para si todas as vibrações, funcionando como um isolante trazendo proteção. Analise um momento de sua vida, onde usou uma roupa preta. Relembre as sensações que teve, como, por exemplo, de segurança, de proteção e de poder. Uma pedra como a Turmalina Negra serve como uma barreira de proteção, principalmente se for colocada em um local como sua mesa de trabalho, entre você e a pessoa que senta do outro lado. As pessoas que tem por hábito utilizar roupas pretas como ternos no dia a dia são, na sua maioria, sofisticadas, sérias, dignas e, em alguns casos, impressionantes.

Na Magia é uma cor que está ligada à Lua, Saturno e Plutão, sendo considerada a cor do conhecimento, do equilíbrio. É a cor utilizada na maioria dos Rituais de Magia pela proteção que proporciona, barrando as energias que possam tentar atingir o praticante.

Rosa

É a cor do Amor, do afeto, do carinho e da atenção. As pessoas que escolhem ou são escolhidas por essa cor têm a tendência de buscar agradar de alguma forma as outras pessoas. Isso por serem pessoas, na sua maioria, românticas, pacíficas, que possuem a tendência de ensinar e buscar melhorar os relacionamentos, principalmente os familiares. A energia dessa cor dá vida a quem a usa, trazendo e passando uma sensação de bem-estar, de pureza, boa vontade e simpatia. Quando essa cor está presente na aura, demonstra ser uma pessoa que possui uma grande força de atração, independente do gênero. Essa cor traz à tona o carinho, o relaxamento, o calor maternal.

Na Magia deve ser utilizado em feitiços que buscam a harmonia, o equilíbrio, a amizade e a compreensão seja no relacionamento a dois ou no relacionamento familiar. Isso por estar ligada diretamente ao planeta Vênus.

Verde

Como uma das mais comuns cores da Natureza, as pessoas que escolhem ou são escolhidas por essa cor são normalmente simpáticas e de fácil adaptação. Demonstra que essas pessoas devem ter o cuidado com o que fazem, pois, assim como a Natureza, tem a tendência de se tornarem imutáveis e firmes em suas decisões, o que pode trazer alguns problemas. Uma das formas de se evitar chegar a esses extremos, é buscar utilizar algumas nuanças diferentes dessa cor, como o Verde Oliva, o Verde Claro, o Verde Claro u mesmo a cor Esmeralda. Isso porque cada uma dessas nuanças traz uma vibração diferente e, consequentemente, traz para a vida da pessoa o efeito desejado. E utilizando as diferentes nuanças dessa cor, ativa-se o equilíbrio, a lealdade, a sensibilidade, a tenacidade, etc.

Na Magia o verde deve ser utilizado nos feitiços e Rituais voltados para a cura, abundância, para a fartura, a prosperidade, a esperança e o otimismo. Cor sagrada de Vênus atrai a fartura e a harmonia. Sua nota musical é o Fá.

Vermelho

É uma cor forte, ativa e predominante. No seu sentido positivo demonstra a firmeza e a bravura, e em seu sentido negativo a vingança. As pessoas que escolhem ou são escolhidas por essa cor possuem grande vitalidade, uma grande paixão e uma boa resistência. Essa cor, quando bem utilizada, proporciona a alegria e a aventura, e pode levar a pessoa a gostar de esportes considerados por muitos, como radicais. A cor vermelha, quando utilizada nas vestes, aumenta a autoconfiança e pode ajudar a superar a depressão, isso por ser estimulante e excitante. As mulheres que utilizam essa cor são extremamente sensuais. Obter sucesso é a principal meta de quem escolhe o vermelho em sua vida. Isso por buscar viver de forma intensa e ativa. Os homens que são escolhidos por essa cor, na sua maioria, são extremamente ardentes.

Na Magia, como exercício, visualize um triângulo vermelho entre as sobrancelhas para estimular a clarividência, pois essa cor ativa de forma eficaz o terceiro olho. Utilizar essa cor para feitiços e Rituais que buscam trazer energia, força, paixão e coragem. Também é utilizada para afastar as energias negativas e as formas mais baixas de magia. É a cor de Marte, o planeta ligado à guerra.

Violeta

Essa é uma cor um tanto complicada, principalmente por representar a grandeza. As pessoas que as escolhem ou são escolhidas por ela, devem ter certos cuidados para não se tornarem pessoas dominantes, autossuficientes, desapegadas do que consideram comuns e se mantenham afastados do ordinário e comum, considerando-se pessoas que possuem razão em todas as suas decisões e, na sua maioria, não admitindo julgamentos de terceiros. Em resumo, as pessoas devem evitar ser dominadas pelos seus Egos, pois a cor violeta é a cor da transmutação cm um efeito positivo em todas as áreas que atua. Induz a pensamentos que buscam a elevação espiritual, à sensibilidade e ao sonho.

Na Magia é utilizada em Rituais para queima dos Registros Cármicos Negativos, que se apresentam na Aura, e ainda na purificação e eliminação dos miasmas que são prejudiciais. Essa cor tem a tendência de aumentar o magnetismo pessoal utilizando sua alta frequência para alcançar amais profunda transformação interior. Sua nota musical é o Si.

Fontes para consulta:

Isaac Newton – https://pt.wikipedia.org/wiki/Isaac_Newton

Apostila de Cromoterapia – https://pt.slideshare.net/selmaflavio1/apostila-cromoterapiapdf

Livro Wicca Para Todos – Claudiney Prieto.

Teoria das Cores – https://www.chiefofdesign.com.br/teoria-das-cores/

Psicologia das Cores – https://neilpatel.com/br/blog/psicologia-das-cores-como-usar-cores-para-aumentar-sua-taxa-de-conversao/

Estudo das Cores – http://papelcontact.com.br/61-estudo-das-cores